24/11/2009

Publique aqui sua Crônica


3 comentários:

  1. Estudar no CIEJA Butantã faz a diferença.

    Estudar no CIEJA era bem diferente da época de hoje, antes os alunos estudavam a distancia e compareciam a escola só para fazerem suas provas. Mas tudo mudou!Atendendo mais de oitocentos alunos por dia, desde a alfabetização até a oitava série, com profissionais competentes na área da educação, ensinando jovem e adulto que estão em busca de sua formação. O CIEJA Proporciona: Leitura, Debate, Entretenimento, Passeios, Sarau, Cine-Cieja, Computação e horários flexíveis. Hoje estudar na fase adulta requer objetividade e os horários flexíveis são justamente para alunos que possuem maior dificuldades, como pai e mãe de família, que trabalham o dia todo. Outros possuem filhos e não tem com quem deixá-los. Escrever essa crônica me fez lembrar da época que estudei no CIEJA-Butantã, onde tive conhecimento de tudo que sei. Professores educados e dedicados. Sinto saudades dos amigos que fiz naquela época, um grupo de vinte alunos. António, Rosana, Sandra, Luiz Gonzaga, Gisele, Luiz Rafael, Balbino, Joel e outros mais que não me recordo o nome. Foram apenas seis meses, o tempo era curto e a cada minuto de nossas aulas eram preciosas. Fizemos vários passeios, Pinacoteca, Museu da língua Portuguesa, Exposição de Artes e Peça de Teatro no SESI e outros mais. Todos os passeios foram proveitosos, adquirimos novos conhecimentos, não só através da leitura, mais sim da visão.Foi chegando o fim do ano letivo e nos preparamos para nossa formatura. Cantamos e declamamos. Passamos uma mensagem de amor ao próximo e de consciência ao nosso Planeta. Nossa festa foi linda e tenho certeza que foi inesquecível e está gravado na memória de cada um. Hoje não tenho contado com todos, mais falo de vez em quando com alguns, através da Internet e celulares. Poderíamos ter dado continuidade se existisse o ensino médio, sei que dirigentes estão em busca desse ideal, para que os novos alunos concluam seus estudos, sem que saiam da rotina.O CIEJA tem qualidade e faz a diferença na vida de milhares de alunos. Como fez na minha. Agradeço a todos que fizeram parte dessa minha história.
    Marisa Santos

    ResponderExcluir
  2. Aula de Geografia

    Tenho saudades das aulas de Geografia, na época que fiz o ensino fundamental. Minha professora é baixinha. Têm os cabelos pretos e curtos, os olhos são castanhos claros. ... Não usa brincos, batom nem maquiagem. Gosta de andar com as unhas curtas, calça jeans, tênis, bolsa preta e óculos. Adora ler livros e jornais. Por ela moraria numa livraria, no meio do pantanal. Sua mesa está sempre cheia de recortes de revistas e jornais. São as crônicas que lê para os alunos. Mostrando como a leitura é importante! Independente de quais fontes. Ler nos leva a vários lúgares, sem sair do nosso planeta, usando apenas a imaginação. Ela mostrou também a importância dos três R. Reduzir, Reciclar e Reutilizar. Recicle sua vida e comece dentro de casa. Separe seu lixo. E reduza as sacolas plásticas. Economize sua água e abra suas janelas. O Planeta Terra agradece porque é ele que nos fornece. Mais o mundo esta mudado, pelo consumo desesperado. Estudar era muito importe na época que não existia a tecnologia. Mas hoje os jovens vivem conectados, através da internet e de celulares. Perderão o interesse pelos livros e estudos, por causa da tecnologia. Passam horas na frente do computador utilizando a internet e, não para nem pra ler se quer um livro. Às vezes esquece até dos pais. Essa era minha professora de Geografia, será que ainda a verei um dia!
    Marisa Santos

    ResponderExcluir
  3. Festa junina do CIEJA

    Escrever essa crônica me fez lembrar da época que estudei no CIEJA - Butantã, onde fiz o ensino fundamental. Depois de seis meses fui convidada pelos dirigentes para a festa junina da escola. A festa estava linda e muito bem organizado, este ano teve quadrinha com noivos e padre, os alunos que dançaram, todos estavam a caráter, na festa tinha pipoca, canjica, cachorro-quente, tortas, bolos, guaraná e muitas outras coisas deliciosas que não me recordo agora. Encontrei alguns amigos que fiz naquela época e meus antigos professores, Bet de Geografia, Sonia de Português, Damarina de Ciência, Lázaro de Historia, Márcia de Artes, Roseli a Coordenadora, Ivani, Nilza e Elcio da secretaria, todas essas pessoas fizeram parte da minha vida e de muitos alunos. Sempre incentivando nos a não desistir dos nossos sonhos e mostrando como o estudo é importante em nossa vida e que somos capazes de ir muito além do que gostaríamos, que cada um tem seu potencial basta acreditar nos mesmo. Hoje estudo em outra escola e estou no segundo ano do ensino médio, em busca da minha formação. Quero concluir meus estudos e entrar para faculdade de psicologia, sei que não vou resolver a vida das pessoas da noite para o dia, mais irei orienta-las e aconselha-las de uma certa forma. Não tenho palavras para agradecer a cada um de vocês pela dedicação e compreensão a todos nos alunos e ex-alunos. Obrigado a essa família chamado CIEJA.
    Marisa santos

    ResponderExcluir

Parabéns pela sua iniciativa é muito importante para nós do CIEJA - Butantã.