24/11/2009

Palestra no Ceú do Butantã como o jornalista e escritor Roniwalter Jatobá

Ontem no Céu do Butantã, todos alunos estavam ansiosos para conhecer o jornalista e escritor Roniwalter Jatobá, sentado na platéia ao lado da Profº Elisabet, ninguém imaginou que seria ele o escritor. Antes de começar sua palestra, os professores organizarão um Slide play da vida dos alunos, como crônicas e mensagens.

Roniwalter Jatobá iniciou sua palestra relatando sua trajetória e dificuldade de vida aos alunos do CIEJA Butantã. Saio de Minas Gerais, onde morou ate os seus Dez anos e foi morar em Campo Formoso, Bahia, no sertão baiano, onde concluiu o ginasial, hoje conhecido como “ensino fundamental”, e nas suas horas vaga lia tudo que encontrava pela frente, quase devorou a biblioteca de sua cidade, envolvido pelos livros Roniwalter viajou pelo desconhecido, onde no seu mundo mais complexo até então era o sertão baiano.

Saindo da Bahia sentido São Paulo, em busca de emprego e uma vida melhor, foi morar em São Miguel Paulista, periferia da zona leste de São Paulo, onde trabalhou como operário. Morando ao lado de uma indústria de Nitroquimica e conhecendo a dificuldades dos amigos que ali trabalhava, Ronivalter deu inicio suas antologias. Escreveu seu primeiro livro Sabor de Química e depois Crônicas da vida operário.

Roniwalter falou a importância da leitura em nossa vida e que através disso podemos criar idéias e coloca-las no papel, incentivou os alunos a escreverem mais, porque é assim que começamos, relatando a nossa própria historia.



Um comentário:

  1. Roseli Pereira13/10/09

    A participação dos alunos do CIEJA Butantã no encontro com o autor Roniwalter Jatobá foi incrível. Numa noite chuvosa e fria tivemos a oportunidade de compartilhar de uma trajetória rica e verdadeira.
    Parabéns aos professores e alunos!

    ResponderExcluir

Parabéns pela sua iniciativa é muito importante para nós do CIEJA - Butantã.